Conheça o sistema PABX IP: suas vantagens e soluções
4 de maio de 2022Whatsapp Business personalizado para Empresas
20 de maio de 2022Um servidor on-premise é um servidor que está localizado nas mesmas instalações que a empresa ou organização que o utiliza. Isto contrasta com um servidor que está localizado fora do local, como em um centro de dados.
Este tipo de servidor é geralmente de propriedade e operado pela mesma empresa que o utiliza, enquanto servidores fora do local são geralmente propriedade de um prestador de serviços terceirizado, esse serviço pode ser alugado de um provedor, como por exemplo os que a Alca2C representa.
Sabendo que um servidor on-premise pode estar localizado dentro do escritório da organização, ou pode ser alojado em um centro de dados, é possível que o servidor seja dedicado a uma única organização ou compartilhado por várias organizações.
O equipamento requer muitas vezes um alto investimento, e os fornecedores se esforçarão ao máximo para garantir que o equipamento funcione eficientemente. Há várias maneiras pelas quais fazemos isso, tais como oferecer programas de manutenção no local, que incluem manutenção preventiva e manutenção preditiva. Isto pode ser especialmente útil se o equipamento estiver desgastado ou raramente utilizado.
On Premise: vantagens e desvantagens
Principais vantagens:
1 – Dados e informações sob proteção direta da empresa.
Com a manutenção de um hardware exclusivo, a empresa possui total acesso e controle sobre os dados ali salvos. Isso proporciona uma interação muito mais intensa, gerando mais confiança à respectiva companhia.
2 – Equipe interna à disposição.
Uma equipe exclusiva de TI pode adiantar muito os processos em caso de quedas, manutenções ou quaisquer outros processos envolvendo o sistema. Apesar dos custos adicionais com profissionais de TI, tê-los à sua disposição pode ser muito proveitoso.
3 – Maior capacidade de customização do software.
Tendo o sistema de gestão como seu, você tem muito mais liberdade para adaptá-lo da maneira como quiser. Com isso, você possui mais autoridade sobre as adaptações e atualizações do software.
Principais desvantagens:
1 – Imprevisibilidade de gastos.
Diferente do SaaS, em que você paga a uma equipe para cuidar de todo o funcionamento do software, com o On Premise, você estará sujeito a possíveis gastos inesperados. Terá, dessa forma, que estar preparado financeiramente para as mais diversas situações.
2 – Investimento em equipe de TI.
Com a adesão ao On Premise, será necessário custear uma equipe de TI. É claro, isso oferece a você maior exclusividade e velocidade na resolução de problemas, mas os custos não serão nada baixos.
3 – Custos em instalação física.
Inserir todo um sistema físico na sua empresa não é um processo barato. Pense que, ao adquirir um On Premise, você terá toda uma nova estrutura debaixo do seu teto. Além de reformas que podem durar um tempo que você não dispõe, terá de arcar com suas despesas.
Para realizar um “diagnóstico” a fim de chegar à melhor recomendação, você precisa considerar diversas variáveis de sua empresa. Mas, não é possível dar uma receita exata de qual e como aplicar. Tudo depende de muita pesquisa e, se possível, consultoria.
Os especialistas na área de tecnologia da informação da Alca2C podem ajudar a sua empresa a tomar a melhor decisão na escolha da tecnologia que irá atendar as demandas do seu negócio com o melhor custo x benefício, sem perder qualidade e segurança.