Whatsapp Business personalizado para Empresas
20 de maio de 2022O que é URA e suas vantagens
6 de julho de 2022As redes sociais tornaram-se um componente essencial das estratégias de marketing corporativo. A próxima geração de networking, tanto profissional quanto pessoal, tem tudo a ver com mídia social. E se você quer promover um negócio nas redes sociais, deve estar entre os mais populares para engajar com seu público-alvo. Muitas mudanças aconteceram nos últimos anos causadas pela pandemia, elas resultaram no reposicionamento das redes sociais mais populares do Brasil.
O número mais atual, de abril de 2022, mostra que os brasileiros passam 3 horas e 47 minutos todos os dias nas redes sociais. A tendência é que esse tempo aumente com o passar do ano. Ainda temos novas redes sociais que se consolidaram no mercado, como a ampla adoção do TikTok, que foi o aplicativo mais baixado do mundo no 1º trimestre de 2022 nas lojas da Apple e da Google. Agora vamos ao ranking top 5 das redes sociais mais usadas no Brasil:
1. WhatsApp
De acordo com o estudo Digital 2022: Brazil, 96,4% dos usuários brasileiros de redes sociais com idades entre 16 e 64 anos usam o WhatsApp, totalizando 165 milhões de usuários. Algumas operadoras permitem o uso ilimitado do aplicativo sem cobrar pelo uso de dados. Como resultado, muitas pessoas obtêm suas informações através dele. Além do uso pessoal, o aplicativo é amplamente utilizado como fórum de discussão e canal de atendimento ao cliente pelas empresas. Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa da Mobile Time, o volume de mensagens trocadas entre clientes e empresas no primeiro trimestre de 2021 cresceu 251% comparado com 2020.
Dada a rápida ascensão da ferramenta, torna-se cada vez mais necessário que as empresas invistam em soluções omnicanal integradas à API do WhatsApp para fornecer suporte remoto ao cliente e se adaptar ao novo “normal” de atendimento ao cliente.
A pesquisa Future Sales, do Gartner, estimam que em 2025, 80% das interações de vendas entre compradores e fornecedores serão via digital.
A consolidação de pagamentos via aplicativos cada vez mais forte no mercado nacional, a Panorama Mobile Time/Opinion Box também concluiu que o grande número de pessoas jurídicas utilizando o WhatsApp continuará crescendo.
O volume de mensagens entre empresas e clientes pela plataforma cresceu 11,43% entre março e abril de 2021. Comparado ao mesmo período de 2020 esse crescimento corresponde a 196%.
Um estudo do SEBRAE, por exemplo, apontou que 88% dos mineiros afirmaram utilizar o app em suas vendas. Enquanto o Instagram é usado por metade (54%) dos entrevistados, seguido pelo Facebook, (36%). O WhatsApp for Business, versão comercial do app, é o mais utilizado pelas empresas (63%) e o Google Meu Negócio por 37%.
Atualmente, uma pesquisa do site MoneyTransfers, aponta que o WhatsApp cresceu no mundo inteiro neste primeiro trimestre de 2022. O App de mensagem teve aumento de 41% em engajamento durante o período.
2. YouTube
O YouTube ultrapassou o Facebook como a plataforma de mídia social mais popular do Brasil. No entanto, a própria plataforma de streaming da empresa mudou recentemente sua metodologia: agora conta apenas usuários de 18 a 65 anos que podem ser afetados por anúncios. Como resultado, agora tem 138 milhões de brasileiros comprando (e postando) vídeos por mês, colocando-o em segundo lugar no ranking.
O YouTube é a maior rede social do mundo dedicada apenas a vídeos online, com mais de 2,5 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeo assistidas diariamente. O YouTube recentemente melhorou seu sistema de hashtag para fortalecer sua rede social. E, à medida que o formato de vídeo para distribuição de conteúdo se consolida, vale a pena investir nas mídias sociais como meio de distribuição desse conteúdo.
3. Instagram
Segundo estimativa da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram será a terceira rede social mais popular do Brasil em 2022, com 122 milhões de usuários.
Uma pesquisa da Social Commerce, o Instagram tem mais de um bilhão de usuários no mundo, já 62% dos brasileiros compram por lá. Ainda conforme a pesquisa, 40% das empresas entrevistadas afirmaram estar alinhadas com o Marketing Digital.
O Instagram mudou significativamente desde 2012, desde que foi comprado pelo Facebook, que pagou US$ 1 bilhão pela ferramenta. Hoje, você pode enviar fotos em vários tamanhos, além de vídeos, Stories e outros formatos. Anteriormente, era apenas um filtro e um olhar.
Ter uma conta no Instagram permite que você compartilhe visualmente seu conteúdo e humanize sua marca apresentando seus clientes, por exemplo. Já o Instagram está mais focado em facilitar compras e vendas dentro de uma plataforma própria.
4. Facebook
O Facebook foi o primeiro no Brasil em 2020 e ocupou essa posição em 2021 até cair em 2022. No entanto, vale ressaltar que a empresa para a qual ele trabalha, a Meta, é dona de outras três redes de mídia social que estão entre as dez primeiras ( Whats, Insta e Messenger). Ainda é o mais utilizado pela população mundial, com mais de 2,91 bilhões de contas ativas, sendo 116 milhões brasileiras.
De acordo com o último relatório We Are Social, o Facebook tem 130 milhões de usuários no Brasil. No entanto, a Meta mudou a base de cálculo para “contas que podem ser influenciadas por anunciações”, fazendo com que o número caia. Mesmo assim, estamos em quarto lugar entre os países, atrás apenas da Índia, Estados Unidos e Indonésia.
O Facebook é uma rede social versátil e extensa que combina várias funções em um único local. É usado para gerar negócios, conhecer pessoas, reconectar-se com amigos e familiares, manter-se informado, entre outras coisas. Como resultado, é quase impossível para as empresas que investem em Inbound Marketing ficarem ausentes do Facebook. Lembre-se de que você sempre pode agendar postagens para facilitar seu trabalho.
O Messenger também possui uma função comercial, com alguns recursos interessantes, como bots e respostas inteligentes. Por conta de sua completa integração com o Facebook, estima-se que o Messenger tenha muitas dezenas de milhões de usuários no Brasil. No entanto, a empresa não revela números oficiais.
5. Tiktok
A última mania online finalmente chegou ao topo da nossa lista, alcançando o número cinco! O TikTok é hoje uma das plataformas de mídia social mais populares do Brasil, com usuários que incluem adolescentes, celebridades, comediantes (profissionais ou não) e empresas.
No entanto, o relatório mais recente do We Are Social e Hootsuite sobre a ferramenta afirma que obteve o número nos documentos de anúncio do TikTok. No Brasil, o número subiu para 73,5 milhões, uma quantidade impressionante de pessoas. O aplicativo ByteDance atingiu 970 milhões de usuários em todo o mundo.